top of page

Blog

Risoto de arroz integral com abóbora e couve

Uma coisa é fato: o arroz integral não é o tipo ideal para fazer risoto e certamente os italianos torceriam o nariz para ele! Para um risoto como manda a tradição, se usa o arroz arborio, carnaroli ou vialone nano, pois só eles trazem aquela cremosidade das receitas italianas - e sem perder o ponto!

No entanto, nutritivamente o arroz integral é muito superior aos tipos refinados! E confesso que sou fã do seu sabor! Mas é sempre bom lembrar que, quando se usa arroz integral, é importante é deixá-lo de molho de 8 a 12 horas antes do cozimento, melhor ainda se for em água acidificada com 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre para cada xícara de arroz. Isso serve para eliminar boa parte dos fitatos e garantir a correta absorção de todos os seus nutrientes!

Mas como deixá-o cremoso como "un vero risotto"? É ai que está o pulo do gato! Em vez de manteiga no final da preparação (para, como os italianos dizem, "mantecare" o risoto), uso biomassa de banana verde. Vai com fé que funciona! ;)


Ingredientes (serve 3 pessoas como prato principal ou 4 como acompanhamento):

1 xíc. de arroz integral

3 e 1/2 xíc. de caldo caseiro de frango ou de legumes

400gr de abóbora cabotiá

1 cebola pequena

1 dente de alho

3-4 folhas de couve

suco de 1/2 limão

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

Deixe o arroz integral de molho em água acidificada (com vinagre ou suco de limão - 1 colher de sopa para cada xícara de arroz) de 8 a 12 horas para eliminar os fitatos.

Descasque a abóbora (se for orgânica pode lavar e usar com casca e tudo!) e corte-a em cubos não muito grandes. Descasque e pique a cebola e o alho. Lave e corte a couve em tiras.

Leve uma panela ao fogo médio, regue com um fio de azeite e doure a cebola com um pouco de sal. Quando estiver translúcida junte o alho, cozinhe por 1 minuto e acrescente os cubos de abóbora. Adicione o caldo vegetal ou de frango fervendo e depois o arroz e o suco de limão. Mexa para misturar tudo. Deixe a panela com a tampa semi aberta e cozinhe por aproximadamente 30 minutos ou até que o arroz esteja no ponto (nem tão duro e nem cozido demais). Se necessário regue com mais água. Só então corrija o sal, coloque pimenta do reino à gosto, a biomassa de banana verde e as tiras de couve. Deligue o fogo, tampe a panela e aguarde uns 2 minutos. Abra, mexa para misturar bem e sirva! Buon appetito!

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page