Tel: 11 98444-5979

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rosca vegana de alho poró (fermentação natural)

August 7, 2016

Sabe aquela rosca de calabresa que todos amam? Pois é, acho a parte do pão uma delícia mas a calabresa... definitivamente não me agrada! Então por que não substituir o recheio? Aproveitei e também eliminei os ovos e o leite, assim veganos e intolerantes à lactose e  também podem saboreá-la! Está parecendo a "rosca da inclusão": quase todo mundo pode comer - desculpem celíacos mas dessa vez não pude incluir vocês também :(

O pão fica fofíssimo e você pode variar o recheio com o que quiser! Vale azeitonas, abobrinha italiana, berinjela, aliás, fica super legal também fazer cada parte da trança com um ingrediente diferente! Solte a imaginação e buon appetito!

 

Ingredientes:

150 gr de farinha de trigo branca

100 gr de farinha de trigo integral

250 gr de semola di grano duro

350 gr de leite de aveia

120 gr de fermento natural refrescado

4 colheres de sopa de azeite de oliva

10 gr de sal

 

Para o recheio

350 gr de alho porró (+- 2 pequenos usando inclusive a parte verde)

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de pimenta calabresa

1 colher de café de orégano

sal e pimenta do reino à gosto

 

Modo de preparo:

Dissolva o fermento natural no leite de aveia, junte as farinhas e comece a trabalhar a massa. Adicione o azeite e o sal e sove por uns 15 minutos até obter uma massa homogênea, lisa e elática. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com plástico filme ou com um pano de prato e deixe descansar. Quando tiver praticamente dobrado de volume, passe a massa para uma superfície lisa e levemente enfarinhada e faça as dobras de reforço. Cubra novamente e deixe descansar por mais 1 hora. Depois disso repita as dobras e divida a massa em 3 partes iguais (use uma espátula para cortar em vez de rasgar a massa). Abra essas 3 partes com a ajuda de um rolo, criando 3 longos retângulos. Coloque o recheio de alho porró* no centro de cada um e feche-os. A esse ponto você terá 3 longos rolinhos de massa recheada que deverão ser trançados e colocados em uma forma de bolo com furo no meio untada com azeite e enfarinhada com sêmola. Cubra a massa e a deixe descansar por umas 2 horas ou até que tenha quase dobrado de tamanho. Pincele a superfície com azeite e leve ao forno preaquecido a 220°. Depois de 10 minutos diminua a temperatura para 180° e cozinhe por mais uns 20 minutos ou até que esteja dourada. Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

 

*Para o recheio: lave, seque e corte o alho porró em rodelas não muito grossas. Coloque as rodelas em uma frigideira grade e leve ao fogo. Junte o sal, a pimenta e o orégano. Cozinhe por pouco tempo, apenas para que o alho fique levemente macio e perca um pouco de água – ele irá terminar o cozimento no forno. Espere esfriar antes de rechear a massa do pão!

 

PS. Se você não for vegano pode também pincelar a superfície com um ovo batido em vez do azeite e usar leite de vaca no lugar do de aveia. Além disso pode usar queijos, presuntos e outros embutidos no recheio.

 

 

Please reload

Blog

Featured Posts

O pão, a invertida e o tempo..

August 12, 2016

1/1
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now