Tel: 11 98444-5979

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Pizza de fermentação natural

September 7, 2016

 

Muita gente deve pensar: mas por que investir tanto tempo fazendo uma massa de pizza quando seria tão mais fácil e rápido chamar uma tele entrega? A resposta é bem simples: porque é muito mais gostoso, mais fácil de digerir e não te deixa com aquela sede tremenda que vem depois de comer uma pizza qualquer :)

Ficou com vontade de fazer também? Lá vai a receita! O bom é que se não for comer tudo dá pre assar e congelar. Como eu tinha feito bastante molho, já congelei com ele por cima, deixando só o queijo para colocar na hora de assar novamente.

Em relação às farinhas, você pode fazer modificações, trocando uma parte da farinha branca por integral ou por semola di grano duro.

 

Ingredientes (essa quantidade rende 4 pizzas de +- 250gr cada)

550gr de farinha branca

300gr de água

180gr de fermento natural refrescado

13gr de sal

5gr de mel (opcional)

1 colher de sopa de azeite de oliva

 

Modo de preparo

Para facilitar a compreensão, essa receita apresenta horários e leva em consideração que você vá preparar a pizza para o jantar, se quiser em outro momento do dia faça os devidos ajustes.

Na noite anterior faça o refresco do fermento natural. 

No dia seguinte, por volta do meio dia, comece a preparar a massa para ser assada à noite. Coloque em uma vasilha grande o fermento natural, junte a água e o mel e misture até que sejam dissolvidos. Acrescente a farinha e misture para que seja incorporada, junte o sal e o azeite e comece a sovar. Sove a massa até que fique lisa e com consistência elástica (+- 15 minutos de trabalho que braçal que dará direito a um pedaço a mais de pizza!). Forme uma bola, cubra com plástico e deixe descansar por no mínimo 2 horas em local sem correntes de ar (eu sempre coloco dentro do forno desligado). Faça uma série de dobras (idênticas às que se faz para os pães de fermentação natural, simulando a dobradura de um envelope). Cubra novamente com o plástico e deixe descansar por mais 1 hora. Decorrido esse tempo, com uma espátula, divida a massa em 4 partes iguais e arredonde-as para formar 4 bolas. Coloque essas bolas em caixas de plástico com tampa (é claro que você não vai ter aqueles caixotes plásticos brancos que são usados nas pizzarias, então improvise com o que você tiver, o importante é manter a umidade da massa e ter espaço para que ela cresça). Deixe fermentando até à noite - até lá as bolinhas terão praticamente dobrado de tamanho e se alargado um pouco. 

Se por acaso você quiser preparar a massa no dia anterior lembre-se de refrigerá-la para retardar o processo e evitar que a pizza fermente excessivamente e fique ácida. Isso vale para qualquer pão!

Para modelar as pizzas utilize uma bancada enfarinhada. Abra cada bolinha fazendo pressão com as mãos mas mantendo as bordas mais altas. Faça isso até atingir um diâmetro de +- 25-30 cm. Se quiser dar uma de pizzaiolo, eleve o disco de massa e gire-o na palma de uma mão. Mais fácil mostrar que descrever: https://www.youtube.com/watch?v=yPD-_2JHT3A.

Cubra a massa com o recheio de sua preferência, na dúvida a clássica margherita (molho de tomate, mozzarella e manjericão fresco colocado quando a pizza sai do forno) sempre cai bem :) 

Para assá-las é bom ter aquelas pedras refratárias próprias para isso. Pre aqueça o forno a 250° com a pedra dentro por mais ou menos 30 min (como o pão, a pizza deve ser assada em forno muito quente (imagine a temperatura de um forno à lenha das pizzarias!!)! Se o forno for à gás e tiver grill, ligue ele também). Asse sem vapor por mais ou menos 4 minutos. E buon appetito!

 

Please reload

Blog

Featured Posts

O pão, a invertida e o tempo..

August 12, 2016

1/1
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now