top of page

Blog

Pãezinhos de leite coloridos

Não tenho o hábito de fazer pães que não sejam de fermentação natural. No entanto, no mês passado fui chamada para dar uma aula de cozinha num aniversário infantil e precisava de pães que pudessem ser feitos rapidamente com as crianças! Assim, tive que adaptar a minha receita para usar o fermento biológico. Deu super certo, as pequenas amaram!

Ficou com vontade? Chame a criançada e bora por a mão na massa!


Ingredientes:

400 gr de farinha de trigo branca

250 gr de leite morno

5 gr de fermento biológico seco

40 gr de açúcar

45 gr de manteiga sem sal

5 gr de sal

5 gr de espinafre, beterraba ou cenoura desidratados

Preparo:

Coloque o fermento seco e a farinha em uma vasilha, junto com o espinafre, ou a beterraba ou a cenoura desidratada. Adicione o leite morno (se o dia estiver muito quente nem precisa se dar ao trabalho de amornar o leite!) e misture bem. Acrescente o açúcar e o sal e comece a sovar a massa. Aos poucos vá juntando a manteiga em temperatura ambiente (coloque mais manteiga só depois que as adições anteriores já tiverem sido absorvidas!). Quando adquirir uma consistência uniforme e elástica forme uma bola e deixe-a descansar na tigela coberta com um pano de prato limpo por uns 10 minutos. Passado esse tempo comece a modelar a massa formando bolinhas do tamanho que desejar. Coloque as bolinhas em uma assadeira untada com manteiga, cubra novamente e deixe descansar até que elas tenham praticamente dobrado de tamanho.

Preaqueça o forno a 190° e, quando estiver quente, asse os pãezinhos por aproximadamente 25 minutos ou até que estejam douradinhos (o tempo de forno é sempre indicativo pois depende do forno, do tamanho que você tiver feito as bolinhas, etc, então fique atento a não queimar e nem a deixá-los crus!). Tire-os do forno e deixe-os esfriar sobre uma grade.

Esses pães são ótimos para fazer mini sanduiches! Modele-os de acordo com a sua necessidade, fazendo bolinhas maiores ou menores, ou até em formato de bisnaguinhas.

Se você preferir pode substituir o leite por água e a manteiga por ghee, fica igualmente delicioso.

Dica: Conserve-os em um saco de papel ou enrolados em um pano de prato e, no dia seguinte, basta aquecê-los para que voltem a ficar fofíssimos! Depois de assados você também pode congelá-los!



Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page