Molho rápido de tomates
Na semana passada dei uma aula/jantar de pizza com fermentação natural que foi muito legal! Além da massa da pizza, o pessoal "pirou" pelo molho! Então aproveito para dividir essa receita megal ultra fácil com vocês! É super básica e com poucos ingredientes, afinal o molho na pizza tem papel complementar e não de protagonista, mas fica tão gostoso e "tomatoso" que também pode ser usado no spaghetti e no que a sua imaginação mandar!
Ingredientes:
5 tomates italianos maduros
½ cebola média
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
Manjericão fresco ou orégano a gosto
Modo de preparo:
Lave e descasque os tomates - a maneira mais prática de soltar a pele deles é fazer uma incisão em cruz base de cada um, mergulhá-los em água fervente e, quando notar que a pele começou a soltar, transferí-los para uma bacia com água fria e gelo (para interromper o cozimento e terminar de soltar a pele). Com uma faca retire a casca a partir da cruz.
Depois de "pelados", corte-os grosseiramente e coloque os pedaços no liquidificador, junto com a cebola (também descascada e cortada). Bata até obter uma consistência cremosa.
Coloque o azeite em uma panela alta (se for baixa espirra molho para todos os lados e ele queima!) e leve ao fogo. Adicione algumas folhas de manjericão para perfumar o azeite. Depois acrescente o conteúdo do liquidificador, o extrato de tomate, o açúcar e o sal e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que a água evapore e o molho fique mais encorpado (quanto mais tempo cozinhando mais grosso o molho ficará).
Se quiser pode congelar e guardar no freezer por 3 meses.
