top of page

Blog

Piadina com aproveitamento de fermento natural

A receita dos crackers com aproveitamento de fermento natural que postei há uns meses atrás está bombando! É sem dúvida a receita mais acessada aqui do blog! Fico super feliz toda vez que alguém me marca numa foto com eles e me diz que nunca mais vai descartar fermento! Essa é a ideia :)

Agora vamos ver se vocês aprovam essa outra receitinha: a piadina! Já postei por aqui a receita tradicional, que leva banha de porco e nenhum tipo de fermento. É claro que essa versão com sobras de fermento natural não fica idêntica à tradicional, mas também é deliciosa!

Ingredientes

100gr de fermento natural líquido (100% de hidratação)

320gr de farinha d trigo branca (se quiser pode misturar com um pouco de integral também)

80gr de água

70gr de leite

30gr de azeite extravirgem de oliva

7gr de sal

Preparo

Coloque o fermento natural em uma tigela junto com a água e o leite. Mexa até dissolver e então acrescente a farinha peneirada e trabalhe a massa para que tudo se misture. Depois junte o azeite e o sal. Passe a massa para uma superfície lisa e levemente enfarinhada e sove até que ela fique lisa e homogênea. Deixe descansar por mais ou menos 1 hora coberta com um pano de prato ou plástico filme. Transcorrido esse tempo, corte a massa em 6 pedaços de mais ou menos 110 gr cada e forme bolinhas. Coloque as bolinhas em um pote plástico com tampa e deixe repousar novamente (+- 30 min) para que a massa relaxe outra vez.

Abra cada bolinha com um rolo e em seguida cozinhe os discos em uma chapa de ferro ou em uma frigideira antiaderente grande preaquecida. A massa começará a fazer diversas bolhas que você poderá furar com um garfo ou palitos (eu confesso que adoro vê-la inflar e não furo a massa). Coloque o recheio de sua preferência, dobre ao meio ou enrole como um “wrap” e sirva quentinha.

Se não for comer todas no mesmo dia, cozinhe-as um pouco menos, espere esfriar e congele! Quando for utilizar retire do freezer uns 5 minutos antes e depois termine o cozimento na frigideira - ela fica crocante e perfumada como no dia em que foi feita. É uma ótima solução para aqueles dias corridos em que não temos tempo de cozinhar!

Buon appetito! ;)


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page