Crostata alla marmellata
Essa semana postei uma foto no Instagram com uma bela crostata com geleia de jabuticaba e muitas pessoas pediram a receita.
A crostata é um doce italiano super tradicional e versátil, pode ser recheada com geleia, com nutella, com creme de confeiteiro e depois coberta com frutas frescas da estação, enfim, ela nos oferece um mundo de possibilidades.
A base é feita com o que os italianos chamam de "pasta frolla", que é uma massa amanteigada e bastante quebradiça (tipo a nossa massa podre). É muito fácil de fazer, sobretudo se você tiver um multiprocessador que fará a mistura bem rapidamente sem aquecer demais a massa. Essa mesma massa também pode ser usada para fazer biscoitos!
Existem duas formas de fazer a pasta frolla, numa mistura-se o açúcar com a manteiga e depois colocam-se os ovos e por último a farinha; noutra primeiro se mistura a farinha com a manteiga gelada e depois juntam-se os ovos batidos com o açúcar. Além da forma de preparo, os ingredientes também podem variar, há quem use só as gemas, há quem prefira os ovos inteiros, e há quem use fermento químico.
A receita que vou passar é da maravilhosa maestra di cucina italiana Palma D'Onofrio, com quem aprendi a fazer essa belezinha. Lá vai:
Ingredientes
500 gr de farinha de trigo branca
200 gr de manteiga
200 gr de açúcar
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
Baunilha (extrato) ou raspas de limão a gosto
Preparo
Misture a farinha com a manteiga gelada cortada em cubinhos e trabalhe esses ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa arenosa (essa operação se chama sablage). Se preferir, dá pra utilizar um multiprocessador e em segundos esse processo terá sido completado sem que a manteiga esquente.
Em outro recipiente misture os ovos com o açúcar, o sal e os aromas (baunilha ou as raspas de limão) até chegar a um creme esbranquiçado. Por fim junte a primeira mistura (farinha e manteiga) com a dos ovos e trabalhe rapidamente até conseguir formar uma bola de massa não muito homogênea. Envolva-a em plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.
Transcorrido esse tempo, abra a massa com um rolo de macarrão (+- meio centímetro de espessura), coloque-a em uma forma redonda preferencialmente de fundo removível (não precisa untar pois a massa é bem manteigosa e não grudará na forma), faça pequenos furos na base com a ajuda de um garfo e coloque a geleia de sua preferência. Com a massa que sobrou faça tiras ou outras formas feitas com cortadores de biscoito para decorar e leve ao forno preaquecido a 180° por mais ou menos 45-50 minutos (esse tempo pode variar muito dependendo do seu forno, da espessura da massa e do tamanho da forma, então fique atento!).
Depois é só esperar esfriar e servir! Com um bom chá ou café fica deliciosa!
