Blog

Focaccia alla genovese de fermentação natural

Essa receita me lembra dias ensolarados de praia na Liguria, região italiana onde essa receita nasceu. Italianos são loucos por focaccia, que geralmente são vendidas por peso e cortadas do tamanho que o cliente pedir. Ficam com um aroma delicioso e, como as pizzas, podem ser cobertas com os mais variados recheios. Ótima pedida para um happy hour no fim de semana que está chegando, certo? Então vamos à receita:

Ingredientes 500 gr de farinha de trigo branca 280 gr de água 150 gr de fermento natural refrescado 40 gr de azeite de oliva 12 gr de sal azeite, sal grosso e alecrim para finalizar

Preparo Dissova o fermento natural na água e junte a farinha peneirada. Começe a sovar e aos poucos junte o sal e depois o azeite. Quando a massa estiver lisa e elástica faça uma bola, coloque-a em uma tigela untada com azeite e cubra com plástico filme ou um pano de prato. Quando tiver praticamente dobrado de tamanho, transfira a massa para uma superfície lisa com um pouco de farinha e faça dobras de reforço. Existem diversos tipos de dobras, a mais comum é a seguinte: com as mãos estenda a massa para formar um retângulo, depois imagine uma divisão desse retângulo em 3 partes iguais e traga uma das extremidades até a segunda linha imaginária da divisão, para então passar a outra extremidade por cima daquela já dobrada (é mais difícil explicar do que fazer! Pense numa folha de papel que você tenha que colocar num envelope, pois é exatamente isso que você terá que fazer com a massa – dobrá-la como se fosse uma carta!); gire em 90° o retângulo e repita a operação. Estenda delicadamente a massa em uma forma untada com azeite e, com a ponta dos dedos, faça pequenos furos na superfície da massa. Cubra e deixe repousar por mais 1 ou 2 horas (o tempo sempre depende do desenvolvimento da massa e nessa segunda fermentação o que buscamos é justamente que ela cresça). Regue com azeite (se quiser pode emulsioná-lo com uma colher de chá de água para ser mais fácil de espalhar) e salpique sal grosso e alecrim à gosto. Leve ao forno preaquecido a 250°. Depois de 5 minutos diminua a temperatura para 220° e deixe assar por mais uns 15-20 min. O tempo aqui é muito relativo pois dependerá do forno mas sobretudo da espessura que você deu à massa. Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade, corte e sirva. Essa é uma daquelas receitas perfeitas para serem consumidas logo que se faz, caso sobre para o dia seguinte esquente novamente antes de servir! Pode também ser congelada ;)


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Tel: 11 98444-5979

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now