Sequilhos com fubá
Se tivesse que escolher um biscoito para representar a minha infância, certamente escolheria as broinhas de polvilho da minha mãe. Eu era louca por elas, perdia totalmente o controle e não conseguia parar de come-las!
Muuuitos anos mais tarde, conheci esses sequil hos que me fizeram lembrar daquelas broinhas. Não, a receita não é da minha mãe, mas apareceu na minha vida por conta de uma farinha de milho que ela sempre trazia de Ilópolis (a sua terra natal). É uma farinha deliciosa, fininha e saborosa e que na casa dos meus pais e da minha vó sempre tinha um destino certo: virar polenta! Já na minha casa nunca foi bem assim... Apesar de gostar bastante, polenta não faz parte do meu repertório e raramente a preparo. Por isso, para aproveitar essa farinha maravilhosa, faço pães, bolos, e, claro, biscoitos como esses sequilhos.
Espero que vocês gostem e que eles tragam boas memórias como trazem para mim!
Ingredientes
200 g de amido de milho
100 g de fubá (quanto mais fininho melhor o resultado)
100 g de açúcar
80 g de manteiga amolecida
1 ovo
1 pitada de sal
Opcional: sementes de erva doce
Preparo
Coloque todo os ingredientes - com exceção do amido de milho - em uma tigela e misure bem. Aos poucos junte o amido de milho e misture com as mãos até que a massa solte da tigela e fique com uma consistência que você consiga formar bolinhas.
Disponha essas bolinhas sobre uma assadeira forrada com papel manteiga (ou untada), achate-as levemente com um garfo e leve a assadeira ao forno preaquecido a 180° por 15-20 minutos (o tempo vai depender do seu forno e do tamanho das bolinhas).
Retire do forno e coloque os sequilhos sobre uma grade e aguarde até que esfriem para então devorá-los acompanhados por um chá, chimarrão ou um bom café.
