Quiche vegana sem glúten
Acho que essa é a receita mais democrática que já postei por aqui. Atende veganos, pessoas com restrição ao glúten e a lácteos e todas as pessoas sem nenhuma restrição também, afinal fica deliciosa!
Rende uma quiche pequena, que fica ótima numa forma de uns 18cm mais ou menos e serve 2 pessoas.
Bora preparar?
Ingredientes
Massa:
2/3 farinha de grão de bico
1/3 farinha arroz integral
1/2 xíc. de água gelada
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de linhaça triturada
Sal a gosto
Coloque todos os secos em uma tigela e misture. Depois junte a água aos poucos e vá mexendo com um garfo para misturar bem. Por último junte o azeite e misture até que seja bem absorvido e a massa esteja lisa e homogênea (ainda meio grudenta, mas com boa liga). Forme uma bola, cubra a tigela com uma tampa para que não perca umidade e leve à geladeira por uns 20 minutos (é bem mais fácil de abrir a massa gelada). Depois de fria, abra com um rolo (eu gosto de abrir sobre papel manteiga, assim é bem mais fácil transferir a massa já aberta para a forma sem que ela rasgue. Se por acaso grudar no papel umedeça o lado contrário que ela solta). Ajuste a massa numa forma de 18cm de diâmetro untada com azeite e leve ao forno pré aquecido a 200º por uns 10 - 15 minutos. Você verá que a massa começa a se soltar das laterais e já está começando a dourar. Então retire do forno e coloque o recheio.


Recheio:
Catalonha (ou outra hortaliça que você preferir, como escarola por exemplo)
Damascos a gosto (ajudam a balancear o amargo da catalonha)
Cebola
Alho
Sal
1/2 xíc. de castanhas de caju demolhadas por algumas horas (dica: quando eu compro deixo de molho por umas 4-6 horas - até ficarem bem macias - e as congelo assim. Na hora que preciso já estão prontinhas para usar)
1 xíc. de água
1 colher de sopa de polvilho (o azedo traz mais sabor, mas pode ser o doce também)
Corte a cebola, o alho e os damascos em cubinhos e a catalonha em tiras (não falei em quantidades porque foi tudo a olho). Leve ao fogo uma frigideira com um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho. Depois acrescente a catalonha, coloque uma pitada de sal e um pouco d'água e tampe a frigideira. Deixe cozinhar até a catalonha ficar macia. Então junte os damascos, ajuste o sal, desligue o fogo e mantenha a frigideira tampada.


Bata as castanhas com a água até virar um leite vegetal. Junte uma pitada de sal, pimenta do reino a gosto, o polvilho e bata para misturar.
Depois de pré assar a massa, retire-a do forno, coloque o refogado de catalonha e por cima o leite de castanhas com polvilho. Eu tinha tofu defumado em casa então coloquei uns cubinhos dele também, traz ainda mais sabor.

Leve a quiche novamente ao forno e deixe assar por mais uns 10 minutos (até que comece a dourar e o líquido tenha solidificado). Dica: acho que ficaria mais bonita se eu tivesse colocado um pouquinho de cúrcuma para dar uma coloração de ovo. Prontinho! Eu gosto de servir com salada.

