top of page

Blog

Bolo de biomassa de banana verde (sem glúten e sem lactose)

Essa é uma daquelas receitas que nasceu com um objetivo: reaproveitar os resíduos do leite de aveia que eu tinha preparado para a rosca vegana de alho porró (em breve publico essa também). Ou seja, não fui atrás de ingredientes para uma receita, mas de uma receita para usar os ingredientes que tinha em casa. Fui juntando tudo que achava que fazia sentido, mexendo, ajustando e assim saiu esse bolo. Se você não tiver os resíduos do leite de aveia pule essa parte, talvez fique um pouco menos molhadinho mas dá certo!

Já falei várias vezes que não tenho nada contra o glúten! Até porque, trabalhando com pães, nem poderia ter! Mas acredito que estejamos exagerando um pouco na dose dessa proteína e, como tudo em excesso, pode trazer prejuízos para a nossa saúde! Assim, variar algumas preparações pode ser interessante pra todo mundo! Convido vocês a testarem esse bolo que, por não ter glúten, fica menos crescido que os tradicionais, mas não o julgue pela apararência! Pode confiar que fica delicioso!

Ingredientes:

03 ovos

1 xícara de massa de banana verde (biomassa)

1 xícara bem cheia de farinha de arroz integral

4 colheres de sopa de óleo (usei 2 de coco e 2 de girassol)

½ xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher de chá de mel

1 colher de café de essência natural de baunilha

raspas da casca de 1/2 limão (ou de 1 inteiro se você quiser um sabor mais cítrico)

algumas castanhas do pará picadas (usei umas 6 das grandes)

1 pitada de sal

canela em pó a gosto

Como tinha feito leite vegetal com 1 xícara de aveia para uma outra receita, usei os resíduos nesse bolo (nada pode ser desperdiçado!!)

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 190°.

Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês (usei óleo de coco e a farinha integral de arroz).

Como a minha biomassa estava novinha e ainda bem cremosa, preparei o bolo na batedeira. Acredito que seja melhor usar o liquidificador caso ela já tenha ido para a geladeira antes.

Bata os ovos e o açúcar até que fique um creme homogêneo e fofo. Junte o óleo a fio e depois a biomassa e - se for usar - os resíduos do leite de aveia. Acrescente a baunilha, as raspas de limão, a canela, o sal e bata para misturar. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha, as castanhas picadas e por último o fermento. Se estiver usando o liquidificador, é melhor despejar a mistura dos ovos com açúcar, biomassa, resíduos de aveia e aromatizantes em uma tigela e só então juntar a farinha, as castanhas e o fermento e mexer para misturar bem.

Leve ao forno e asse por +- 30 minutos (esse tempo pode variar, então façao teste do palito para verificar se atingiu o cozimento).

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page