Escondidinho de bacalhau
Quando a panelinha que fiz na aula de cerâmica ficou pronta, logo falei para as meninas do atelier: vai ter escondidinho para a estreia! Dito e feito, ontem à noite esse foi o menu do jantar!
É engraçado isso, antes de trabalhar com barro pensava na refeição e depois escolhia a louça para servi-la; depois que a cerâmica entrou na minha vida muitas vezes acontece o oposto - a peça fica pronta e daí penso em uma receita para combinar com ela!
Esse escondidinho é um pouco diferente: em vez de purê de mandioca, leva batatas, e a tradicional carne seca é substituída por bacalhau desfiadinho. Fica delicioso, e é uma maneira prática, econômica (vai pouco bacalhau e não precisa ser o lombo, que é carísimo) e super charmosa de servir bacalhau ;)
Vamos à receita então!
Ingredientes:
380gr de batatas (esse foi o peso das 6 batatas pequeninas que usei)
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
300gr de bacalhau dessalgado e cozido
1 cebola
+-10 azeitonas verdes ou pretas
1 colher de sopa de azeite de oliva
salsinha picada na hora à gosto
sal, orégano e pimenta do reino à gosto
Preparo:
Para fazer o purê, você pode optar por cozinhar as batatas em água com casca e tudo e, quando estiverem macias, tirá-las do fogo, colocá-las em água fria e descascá-las; OU descascá-las, cortar em cubos e depois cozinhá-las em água. Como acho mais fácil descascar as batatas quando estão cozidas, quase sempre opto pelo primeiro método, a menos que esteja com pressa, pois no segundo elas cozinham mais rápido.
Com as batatas ainda quentes, esmague-as com um amassador de batatas, com o mixer ou mesmo com um garfo. Depois, junte o leite (a preguiçosa aqui mistura ele frio mesmo), a manteiga e o sal e misture bem até obter ua consistência cremosa e homogênea. Eu gosto do purê bem simples assim, mas se quiser pode adicionar noz moscada, orégano, pimenta ou o que a sua imaginação mandar.
Para o bacalhau, depois de dessalgá-lo, cozinhe-o em água até que fique macio e facil de desfiar (+- uns 10-15 minutos). Enquanto ele cozinha, corte uma cebola em cubinhos, as azeitonas em rodelinhas e pique a salsinha. Refogue a cebola em uma frigideira com o azeite e uma pitada de sal, e quando estiver translúcida, junte o bacalhau desfiado, as azeitonas, o orégano, a pimenta do reino e a salsinha. Misture tudo, se necessário corrija o sal e se quiser regue com um pouco de azeite de oliva.
Para montar, unte duas panelinhas individuais com manteiga, coloque o bacalhau e cubra com o purê de batatas. Por cima salpique parmesão ralado na hora. Leve ao forno por uns 15 minutos ou até ficar douradinho! Sirva e seja feliz! :)

que esteja douradinho.
Se não tiver as panelinhas use um pirex ;)