top of page

Blog

Torta de ricota com mirtilos

Essa torta de ricota, que lembra um cheesecake, fica uma delícia e é bem fácil de fazer!

A combinação de ricota e mirtilos é excelente, mas como sei que não é tão fácil de achar, você pode substituir por morangos, goiaba, amora, framboesa, jabuticaba ou o que mais você gostar e tiver em casa!


Ingredientes

Para o creme de ricota:

300gr d ricota

1/4 xicara de leite

1/2 xicara de creme de leite fresco

2 ovos

8 coheres sopa açúcar

1/2 colherinha de café de extrato natural de baunilha

1 pitada se sal


Para a base:

120gr de bolacha maria

40gr de manteiga


Para a geleia de mirtilo:

100gr de mirtilos fescos (1 caixinha)

1 colher de sopa de água

3 colheres de sopa de açúcar (você pode ajustar essa medida ao seu paladar, se quiser mais ou menos doce reduza ou aumente essa quantidade)

raspas da casca de limão a gosto


Separe uma forma de 20cm de diâmetro com fundo removível. Corte um disco de papel manteiga e coloque no fundo da forma.

Bata as bolachas no liquidificador ou no processador de alimentos, ou coloque-as em um saco plástico e bata com um rolo de macarrão formando um farelo. Junte a manteiga e bata mais um pouco para misturar. Coloque essa mistura farelenta no fundo da forma e com as costas de uma colher espalhe e aperte bem para compactar. Leve à geladeira e começe a preparar o recheio e a preaquecer o forno a 180°.

Creme de ricota:

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve com 6 colheres de sopa de açúcar. A dica para fazer esse merengue é começar a bater as claras em velocidade bem baixa e ir aumentando gradualmente. Quando começarem a criar uma espuminha junte aos poucos o açúcar e aumente a velocidade. Dessa forma você conseguirá um merengue mais estável e garantirá uma torta aerada e leve.

Coloque a ricota, o leite e 2 colheres de açúcar no liquidificador e bata até ficar cremoso. Junte uma das gemas, bata até misturar e então adicione a outra e bata mais um pouco. Acrescente o creme de leite fresco, o extrato de baunilha e a pitada de sal. Se o seu liquidificador não for muito potente (como o meu), pare de bater de vez em quando e, com uma espátula, ajude a misturar os ingredientes.

Quando o creme estiver liso e homogêneo transfira para um bowl, junte uma parte das claras em neve e misture com o auxílio de uma espátula. Depois junte o restante e mexa com cuidado para não perder a aeração das claras.

Despeje esse creme sobre a base de bolachas e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos a 160° (lembre-se que você já deixou o forno preaquecendo a 180°, então diminua a temperatura quando colocar a torta).

O tempo de forno pode variar, por isso fique de olho! Quando a torta começar a ficar levemente dourada e parecer cozida, desligue o forno e deixe-a esfriar dentro dele com a porta semi aberta.


Geleia de mirtilo:

Em uma panela pequena coloque os mirtilos, a água e o açúcar e deixe cozinhar até que fiquem murchos e com consistência de geleia (é bem rapidinho e ele engrossa mais depois de frio). Se quiser deixar lisinho use um mixer.


Quando a torta estiver fria, desenforme, cubra com a geleia e coloque alguns mirtilos frescos para decorar. Leve à geladeira por algumas horas, sirva e seja feliz! :)



Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page