top of page

Blog

Tortinhas de ricota e figo

Sabe quando você resolve juntar muitas coisas que ama numa só? Então, hoje aconteceu isso aqui em casa. Eu tinha figos lindos, tinha ricota de bufala e tinha vontade de comer uma tortinha, dessas feitas com o que os italianos chamam de pasta frolla (que serve tanto para preparar crostata como biscoitos). Então adaptei a receita de pasta frolla da minha professora querida Palma D'Onofrio pra incluir farinha de amêndoas e as tortinhas sairam do plano das ideias para o da realidade, deixando a minha barriguinha bem feliz porque era exatamente o que estava com desejo de comer! Compartilho a receita com vocês e espero que gostem tanto quanto eu!


Ingredientes para a pasta frolla

200 gr de farinha de trigo branca

50 gr de farinha de amêndoas

100 gr de manteiga

100 gr de açúcar

1 ovo

1 pitada de sal

Opcional: extrato de baunilha ou raspas de limão a gosto


Preparo

Coloque a farinha com a manteiga gelada no multiprocessador e ligue por alguns segundos até obter uma consistência arenosa. Junte o ovo e o açúcar (e o extrato ou as raspas de limão se quiser utilizá-los) e ligue novamente o multiprocessador até que ele forme uma bola de massa não muito homogênea. Envolva-a em plástico filme e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.

Transcorrido esse tempo, abra a massa com um rolo de macarrão (+- 0,3 milímetros de espessura), corte círulos um pouco maiores do que as suas forminhas que você irá utilizar e depois coloque esses discos de massa nas forminhas sem untar (pois a massa é bem "manteigosa" e não grudará), faça pequenos furos na base com a ajuda de um garfo ou um palito e leve ao forno preaquecido a 180° por mais ou menos 15-20 minutos (esse tempo pode variar muito dependendo do seu forno, da espessura da massa e do tamanho das forminhas, então fique atento!). Tire do forno e espere esfriar para desenformar e colocar o recheio.


Ingredientes para o creme de ricota de bufala

1 pacote de ricota de bufala (laro que pode ser de leite de vaca também)

mel e raspas de casca de limão a gosto


Preparo

Coloque a ricota cortada em cubos no multiprocessador com o mel e as raspas da casca de limão e trabalhe até obter um creme liso e homogêneo. Para não aquecer demais o motor do seu processador para de vez em quando, junte o creme com uma espátula e ligue novamente. Esse processo pode demorar um pouquinho dependendo da ricota. Coloque o creme em um saco de confeiteiro ou use uma colher para rechear as tortinhas de pasta frolla.


Finalização - figo grelhado

Lave e seque alguns figos (escolha frutas maduras pois são mais doces) e corte em 4 no sentido do comprimento. Aqueça uma grelha ou frigideira antiaderente e coloque os pedaços de figo e grelhe todas as faces. Simples assim! Coloque um pedaço de figo sobre cada tortinha e delicie-se!





Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page