Quiche de abobrinha italiana e queijo de cabra
Raramente como quiches na rua porque tenho sérios problemas para conseguir digerí-las, sempre as acho muito pesadas e a massa prá lá de gordurosa. Então, quando bate o desejo, tenho que fazer em casa mesmo. Essa não é muito ortodoxa, afinal mudei algumas coisinhas para deixar a massa mais leve. Se você tiver problemas de intolerância ao glúten, pode comprar uma aveia sem glúten e comer tranquilo (a aveia é por natureza sem glúten mas costuma sofrer contaminação nos locais onde é processada). Espero que gostem :)
Ingredientes
Para a massa:
250 g de farinha de aveia
50 g de azeite extra virgem de oliva
+- 1/2 xícara de água gelada
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de semente de chia triturada (ou farinha de chia ou de linhaça)
Para o recheio:
2 abobrinhas italianas
1 dente de alho
1 xícara de creme de leite fresco
2 ovos
1/2 xícara de queijo de cabra ralado
1 pitada de sal
pimenta do reino e alecrim fresco a gosto
azeite de oliva para refogar
Preparo
Massa:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture com as mãos até formar uma massa.
Unte uma forma de fundo removível de 20 cm, preencha com a massa e leve à geladeira enquanto o forno aquece a 200°. Como não tem glúten é mais fácil espalhar a massa com as mão direto na forma do que tentar abrir com o rolo.
Leve ao forno para pré-assar por mais ou menos 15 minutos e nesse tempo prepare o recheio.
Recheio:
Rale a abobrinha no ralador grosso.
Leve ao fogo uma frigideira e, quando estiver quente, regue com um fio de azeite e coloque o dente de alho descascado para perfumar o azeite. Retire o alho e refogue a abobrinha por alguns instantes. Acrescente o tomilho fresco e o sal, misture e coloque numa peneira ou num escorredor de macarrão para eliminar a água que se formar.
Numa tigela coloque os ovos e bata-os com um batedor de arame. Junte o creme de leite fresco e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e por fim acrescente 2/3 do queijo de cabra ralado.
Retire a massa pré-assada do forno e disponha sobre ela a abobrinha refogada. Cubra com a mistura de ovos e creme de leite e o resto do queijo ralado.
Diminua o forno para 180 º e leve novamente a quiche para assar por volta de 40 minutos (até que esteja dourada).
Retire do forno, desenforme e sirva.

